Vang Vieng

Vang Vieng, cercada por montanhas

Vang Vieng é uma província muito pequena de Vientiane, capital do Laos, que é capaz de deixar qualquer um apaixonado pelo lugar. Pra quem gosta de natureza é um prato cheio e pra quem gosta de loucura, também. E pra quem não gosta de nem um, nem outro, também, difícil não gostar do lugar. Assim como Luang Prabang, Vang Vieng não deve deixar de ser visitada no Laos.

A cidade é conhecida pelo tubing. Mas o que é isso? Basicamente, você aluga uma boia no centrinho de Vang Vieng por 55 mil kips (U$ 7) e um tuktuk te leva até um bar, que é o ponto de partida para descer o rio Nam Song. Durante o percurso, que demora entre 1h e 3h – dependendo do nível de água – tem uns 5 bares e você pode ir parando neles pra tomar um goró. Os locais ficam ali com uma cordinha só esperando a galera passar e puxar todo mundo pra dentro dos bares. É só acenar que eles jogam a corda.

Tubing Vang Vieng

Isso é o tubing, deixa o rio te levar

bar tubing

Um dos bares durante o tubing, ainda vazio

A verdade é que a boia é só um pretexto pra encher a cara em um lugar diferente. A maioria dos turistas ficam ali no primeiro bar um tempo tomando pinga, vodka, cerveja e depois segue para o próximo bar. Nós não esperamos a galera, saímos antes e paramos num outro bar pouco mais a frente, coisa de 3 minutos de distância. Tomamos um drink por lá e fomos em direção ao próximo. Mas, cadê o próximo? Os bares são todos um do lado do outro, então não rola aquele negócio de beber uma aqui, dar um rolê pelo rio e parar ali mais na frente pra tomar mais uma. Então, é o seguinte, escolha um – no começo ou um pouco mais pra frente – e fique nele até cansar.

A gente aproveitou mesmo o visual do lugar, rodeado de montanhas verdes e aproveitei para dar um mergulho nas águas doces do rio. Foi muito agradável, mesmo nos decepcionando um pouco com os bares.

tubing

Curtindo o visual

Outro lugar que ouvimos falar bem é o Blue Lagoon, mas não nos encantou. Achei que ia encontrar um belo dum rio, com águas cristalinas, mas não foi bem isso. Achei o lugar meio feio e é nada mais do que uma piscina natural em que as pessoas ficam saltando de um galho de árvore. Lá também tem uma caverna, no alto de uma montanha que rodeia o lugar. Pra entrar lá é preciso de uma lanterna. Também não nos animou subir, ficamos 5 minutos e partimos.

Van Vieng também tem suas cachoeiras, mas é um pouco afastado. A melhor forma de andar por lá é de tuktuk ou a pé mesmo. Até alugamos uma moto pra ir até o Blue Lagoon, mas pensa numa cidadezinha que só tem rua de terra. Imagina andar tudo aquilo de moto, foi meio chato porque tinha que ir bem devagar.

blue lagoon

Blue Lagoon

moto vang vieng

Rali de moto

Noite libera geral

A noite de Van VIeng é agitada e é onde você vê os loucos pra todo lado. Uns emendam a cachaçada do tubing com a noite, outros aproveitam só a noite, mas sempre tem gente bebassa pelas ruas. Mas, convenhamos, você pode tomar um bucket de whisky + coca por 30 mil kips (U$ 4). É muito barato. Coitada da população, que deve ficar horrorizada com o bando de maluco passando nas ruas.

Além disso, drogas são vendidas descaradamente, como se fosse um pedido normal num bar. Alguns bares chegam a oferecer até um “special menu”. Maconha, ópio, LSD, tudo ali na maior normalidade.

bucket vang vieng

Por 4 dólares, até dois baldinhos…

O lugar mais famosinho de Vang Vieng é o Sakura Bar. Começo de noite é open bar de vodka e suco ou refrigerante. Ali é tipo uma baladinha, ficamos umas 2 horas lá e partimos pro nosso barzinho mais sossegado, com mesa de pebolim e onde nos sentimos bem. Só não espere virar a madrugada nos bares, a noite começa umas 20h e acaba meia noite.

E depois de uma noitada, sempre bate aquela fome. Em Vang Vieng estão as panquecas mais deliciosas do mundo. São várias barraquinhas, vários sabores, é muito bom. Não lembro de ter comido uma panqueca tão boa. Além de ser incrível, custa apenas 25 mil kips (U$ 3).

Saí de Vang Vieng com a impressão de que é uma cidade só para loucos. Mas, é claro, vimos pessoas de todas as idades e o que vale mesmo por lá é a natureza que envolve a cidade, um lugar incrível pra relaxar.

panqueca

Ô coisa boa essa panqueca de Vang Vieng

Leave a Reply