Por Na Brancato

Luxor foi antigamente a capital do Egito, mas só descobrimos isso quando estávamos lá. Nosso guia Ahmed diz que fala espanhol, mas se vira muito bem no portunhol e foi um professor de história excelente nos 3 dias que o contratamos pra fazer o templo de Luxor. Ele fez uma aposta logo de cara: no fim da viagem teria prova oral, e cada resposta certa levaríamos 50 doletas, se errásemos perderíamos 100. Me empolguei com essa brincadeira e não deixei escapar nenhum detalhe! Poderia relatar tudinho aqui para vocês, mas para não estragar uma possível visita, farei um apanhado geral.

Como foi capital do país por muito tempo, são centenas de templos. O rio nilo corta toda a cidade e faz a região ter um verde e uma terra fértil desejada em todo país. Antigamente os faraós achavam que a margem leste do rio era dedicada à vida, e a margem oeste à morte. Isso porque o Sol nasce à leste e “morre” à oeste. Por isso todos as tumbas ficam do lado oeste.

O Vale dos Reis nada mais é que um cemitérios dos faraós. Foi construído em um lugar escondido, pois os ladrões na época saqueavam as tumbas. As pirâmides já eram manjadas e chamavam atenção, por isso o vale era secreto. Hoje já se descobriu mais de 60 tumbas, mas eles garantem ter muito mais. As mais interessantes são a dos filhos de Ramses II, já que ele teve mais de 200 filhos nos seus 60 anos de governo (quanto mais tempo governando, mais tempo para construirem sua tumba) e a tumba do
Tutancâmon, o jovem faraó que gorvernou dos 9 ao 19 anos. Apesar de pouco tempo, a tumba foi encontrada com um tesouro enorme, invlusive uma máscara de 11 kg de puro ouro. Todo o tesouro está no Museu do Cairo, mas a múmia ainda está lá porque diz a lenda que toda vez que a tentam tirar algo sobrenatural acontece. Há um rodizio de tumbas abertas para visitaçào, 10 por temporada. Mas digo que 3 já são suficientes para visitar.

Não pode tirar foto alguma e o guia faz o maior terror dizendo que se te pegarem tirando foto a multa é de 50 dólares por imagem. O valor da entrada é 100 libras (quase 15 dólares) e mais uns trocadinhos para pegar o trenzinho até a entrada.

Ainda deste lado do Nilo há o templo de Hatshepsut, a primeira faraó mulher! A história é muito doida e no fim das contas ela tinha um enteado que era ao mesmo tempo seu sobrinho e seu genro. Ele não podia governar porque era muito novo, ela foi sua tutora e depois decidiu assumir o poder.

Templo de Hatschepsut para os mortais a adorarem depois de sua morte

Templo de Hatschepsut para o povo adorar depois de sua morte

templo-de-Hatshepsut

Ela era mulher, mas sempre foi retratada como um homem, com barba falsa

Já na margem oeste , templos em adoração aos deuses foram construídos e incrementados por cada faraó governante. O Templo de Karnak é em adoração ao Deus do Sol, o mais importante. A arquitetura da época é de cair o queixo! A entrada custa 80 libras egípicias (10 dólares).

Colunas do Templo de Karnak

Colunas do Templo de Karnak

Dizem que 1200 esfinges ligam os templos de Karnak e Luxor, mas estão escondidas embaixo das casas

Dizem que 1.200 esfinges ligam os templos de Karnak e Luxor, mas estão escondidas embaixo das casas

O Templo de Luxor é em adoração à Deusa do Céu e também tem detalhes impressionantes, como 7 colunas em que as mulheres tocavam instrumentos enquanto rolava a cerimônia de passagem da estátua do Deus do Sol que ia ao encontro da Deusa do Céu. Sabe o que significa 7 colunas? Que os egípcios criaram também as 7 notas musicais… A entrada custa 60 libras (12 dólares).

Na entrada do Templo de Luxor, Ramses e sua Nerfetare

Na entrada do Templo de Luxor, Ramses e sua Nerfetari

templo-de-luxor

Ramses na entrada do templo de Luxor e as 7 colunas de cada lado

Há outros tantos templos em Luxor, mas é tanta informação que você começa a confundir alhos com bugalhos, então 2 dias de passeio já é aprendizado suficiente! Indicamos o Ahmed – horusboat@hotmail.com – como guia!

7 Comments

  • maria oliveira disse:

    Quanta história linda…. e das 7 colunas…. ciaram as 7 notas musicais???…. vcs sabiam, que estou fazendo curso de teclado!! e que ainda estou na fase de aprender as notas!!! pque não sabia nada….. essa!! vou falar para minha professora ….
    E a primeira mulher faraó … retratada como homem pque seria…. a mulher não podia ter poderes!!!

    adorei as fotos de vcs…. lindos!!!
    bjs

    • malaoumochila disse:

      Pois é, mais essa,as notas musicais! Os antigos egípcios eram muito espertos! Teclado? Queremos ouvir pelo menos 2 músicas completas quando voltarmos! Beijos!

  • Heloisa disse:

    E como foram na prova oral?!! Rs.

  • josé fernandes de carvalho filho disse:

    Estive no Egito em setembro do ano passado. Excelente suas informações sobre um local tão maravilhoso. Ficamos em Hurghada (litoral) e nossa viagem até Luxor atravessando uma região tão árida foi inesquecível. Templo de Karnac, Rio Nilo, Templo de Hatshepsut, Vale dos rei, Colosso de Memnon. Vocês reportaram coisas que estão nas fotos e na minha memória. Vou guardar seu relato. Parabéns!

  • disse:

    muito bommm!!! não conhecia nada do egito, fiquei até com vontade de conhecer!!

Leave a Reply