nascer do sol no monte sinai

A caminhada é dura, mas a vista compensa qualquer esforço

Por Mateus Carvalho²

Nunca imaginei que iria conhecer o local onde Moisés ouviu os 10 mandamentos. Mas também nunca imaginei que ele ia subir tão alto. O lugar é o Monte Sinai, que obviamente fica na península do Sinai. É também o ponto de encontro entre as religiões cristã, judaíca e islâmica, já que as três acreditam no profeta.

De Dahab até a base do Monte Sinai são mais ou menos 2h30 de carro. A caminhada rumo ao topo da montanha começou as 2 da manhã. Junto com a gente, uns 40 egípcios mais uma coreana. Lá também fica o Monastério Santa Catarina, mas não visitamos porque o horário de abertura é 12h e não quisemos esperar. Terminamos a caminhada muito mais cedo e estávamos bem cansados.

monte sinai

Dá pra ter uma ideia do quanto subimos?

Como é uma caminhada que vara a madrugada inteira é impossível ver a paisagem. São 7 km de trilha e mais 750 degraus até lá. É bom levar uma lanterna pra ajudar, mas a gente só tinha o celular mesmo e fomos pegando a iluminação da galera também. Água é outra coisa importante porque o negócio é cansativo. Mas juro que vale a pena, não desista.

Durante o caminho há algumas paradas pra descansar. Mas foi tanta parada que no final das contas o grupo foi se desfazendo porque não ia dar tempo de ver o nascer do sol, que é o que realmente interessa nesse passeio. Se tá cansado, pega um camelo e continua. Camelo é o que não falta na trilha. Mas certamente muitas pessoas desistiram no meio.

Nós seguimos meio capengando, mas fomos sem camelo ou burro e chegamos no topo por volta das 5h30, bem no comecinho do nascer do sol. A vista lá de cima é incrível e só lá nos demos conta do quão alto subimos. O clima mais frio ajuda a dar uma relaxada. A nossa cara de acabado também pode ser vista, até porque não descansamos já que fizemos a reserva do hotel para um dia antes, mas não tinha quarto. Ou seja, ficamos umas 30 horas acordados.

monte sinai

Olha a carinha dos dois…

monte sinai

Chegamos bem no comecinho do nascer do sol

Depois de curtir a vista, dar uma descansada e posar pra foto com os egípcios (impressionante como eles pedem fotos) era hora de descer. Não tem bondinho ou teleférico não, a pé mesmo. Vi gente caindo, gente torcendo o pé, derrapando, foi engraçado.

Descemos em 1h30, chegamos umas 8h40 e, pra nossa surpresa, encontramos um grupo religioso de brasileiros iniciando o trajeto. Sério, o sol já tava pegando forte, é meio brutal fazer essa caminhada debaixo do sol. Até por isso o passeio começa de madrugada.

Pra fazer a caminhada até o Monte Sinai custa 120 libras egípcias (15 dólares). Um preço convidativo para uma experiência irada. Pra quem curte treking vale muito a pena. Pra entrar no monastério Santa Catarina custa mais 50 libras. Estávamos tão cansados, dormimos sentados ao final da caminhada, que nem ligamos de visitá-lo.

monte sinai

Moisés, por que tão alto?

9 Comments

  • Fernanda disse:

    Que fotos lindas!!!

  • maria oliveira disse:

    Que fotos maravilhosas!!! como deve ser emocionante vê o nascer do sol de tão alto…
    valeu o sacrificio … vcs estão com cara de cansados!!! haja fisico!!

  • Cepryano disse:

    O pessoa reclama desses 750 degraus. O Caminho Inca leva 4 dias, de onde se sai de 2000m a quase 5000m, mas ambos passeios são muito bonitos.

  • Geovana disse:

    Que fotos lindas, é um sonho fazer essa viagem.. em que mês vocês foram? A madrugada não estava fria? estamos planejando fazer essa viagem agora em 2020

    • Malaoumochila disse:

      Olá Geovana, tudo bem? Fomos em julho. Apesar do dia fazer muito calor, a madrugada durante a caminhada estava fria sim!
      Se tiver alguma dúvida, estamos à disposição! boa viagem e aproveitem muito

    • Fabio Galfke Barbero disse:

      Vc foi com guia ,ou sozinho ? Estou indo agora em março. E queria ir sozinho . Será que dá? Vlw

      • Malaoumochila disse:

        Olá Fabio, tudo bem?
        Nós fomos com um passeio organizado pelo hostel que estávamos. Como é um lugar afastado e a caminhada começa a noite, acho melhor se informar. Não sei também se tem transporte fácil até lá. Boa viagem e boa caminhada!

  • SHANÁ GENEVES disse:

    Amei ver as fotos! Vcs são religiosos? Qual sensação tiveram? Amaria conhecer esses lugares históricos. Obrigada por compartilhar a experiência de vcs! 😀

    • Malaoumochila disse:

      Olá Shaná, tudo bem?
      Religião e história andam lado a lado, né? E de fato esse lugares são uma aula ao vivo, sempre vale muito a pena conhecer!
      Espero que consiga visitar! Obrigada pela mensagem!

Leave a Reply