Por Na Brancato

Se eu falar Camboja, qual a primeira coisa que te vem em mente? Para mim, sempre pensei que no Camboja eu só ia andar no meio daquelas raízes imensas das árvores e tropeçar na maioria delas, e ser uma cidade meio alagada. Não sei porque, mas tinha essa ideia. A capital do país é Siem Reap.

De fato existem árvores gigantescas, mas ficam só no complexo de Angkor, que fez a fama do país. O alagado fica por conta das chuvas todo fim de tarde.

Siem Reap é a cidade onde os famosos templos ficam e foi para lá que fomos, de avião, depois da nossa passagem pela Indonésia. O hotel nos ofereceu o transfer, um tuktuk bem espaçoso aliás, e às 9h da matina já sentimos o bafo quente nas nossas caras. O calor é de derreter.

Visitamos o centrinho, que se resume na Pub Street, Night Market e o mercado central. Para as mulheres, uma tentação ir à manicure por U$ 5. E não vai ter nem reclamação dos homens, já que a cerveja por ali custa U$ 0,50. Há massagens baratinhas também, mas caí na tentação da cerveja.

Rua mais famosa de Siem Reap

Fizemos aula de culinária no Le Tigre de Papier por U$ 14 cada um. A aula é legal, mas achei a professora muito apressada, não explicava muito, ainda mais para uma desengonçada, digo, iniciante como eu. Você escolhe a entrada e prato principal, cada um pode fazer o que quiser, mas quando os ingredientes vão para o fogão, que é compartilhado, quem manda é a teacher. A sobremesa por exemplo eu mal vi fazendo. Ou seja, você é quase que um assistente do chef para cortar os ingredientes.

Aula de culinária. Corta tudo bem pequenininho!

culinária camboja

Isso é só a entrada: fresh spring rolls e fried spring rolls

Comemos o churrasco cambojano ali mesmo na pub street e gostamos da experiência. Por U$ 15, para duas pessoas, o churrasquinho não é de gato, mas é de cobra, crocodilo e perna de rã. Chegando no Brasil vou comprar uma picanha de 5 kg só pra mim! (brincadeirinha homens, já aprendi que é no máximo 1 kg). Fizemos um videozinho pra mostrar que pizza ele não come, já rã…

Se quiser sair da rua barulhenta, entre sem medo nas ruazinhas que a cortam, pode encontrar bons restaurantes!

Dá para encontrar ruas mais calmas para jantar

O mercadão deles é igual aos outros da Ásia: vai desde verduras, carnes, cobras, temperos, até souvenires e pratas. Me arrisquei a comprar uma tornozeleira por U$ 10, vamos ver em quanto tempo ela vai escurecer. Me senti meio mal ali, não podia olhar nada que eles vinham desesperados te vender. Dá dó ver aquelas lojinhas cheias de coisas e sem clientes, e seus vendedores fazendo preços absurdamente baratos. Aliás, tudo é negociado em dólar, praticamente moeda corrente do país. A moeda oficial só é usada como troco em pequenos valores.

Ficamos 3 noites na cidade e foi mais do que suficiente. De lá pegamos um ônibus “hotel” para sihanoukviile, a 12 horas de distância.

Market, Night Market, River Market...

Market, Night Market, River Market…

One Comment

• sergio (pai) e Maria (mãe) disse:

(sergio) demorei para me pronunciar mas, agora só obrigado a escrever o seguinte: rã a milanesa com limao é uma delicia a muito tempo que não como… gostei de ver vcs jogando bola… nesta praia maravilhosa… ah!! lembrei já comi jacaré defumado achei muito forte…. agora cobra não tenho coragem… agora estou entendendo pque vcs estão esbeltos a comida do oriente médio é muito exótica…..

(maria) gostei de ver vcs de chefes…. qdo chegarem aqui vao ter que fazer pratos diferentes para nós…. e quero saber o que vcs vao preferir comer feijoada ou churrasco!!!!
    precisamos ter muitas aulas de história e geografia com vcs depois dessas aventuras todas…qdo falam onde estão pego uma agendinha antiga que tenho e fico marcando….
    estou muito orgulhosa de vocês pela coragem e determinação…. parabéns e continuem firmes nos vossos propósitos ….
    que Deus continue acompanhando vcs nas vossa trajetórias…