trens sri lanka

Trens são heranças do tempo da colonização britânica

Mateus Carvalho²

Viajar pelo Sri Lanka é muito fácil e tem várias opções, avião, carro, ônibus e trem. Até pensamos em alugar um carro, mas os preços baratíssimos e as pequenas distâncias nos convenceram de que o trem e o ônibus eram as melhores opções.

Visitamos quatro cidades em 10 dias e acho que merecia mais. Talvez uns 15 dias seria o ideal para não ser tão corrido e dar tempo de visitar mais lugares. Mas, enfim, trem e ônibus é uma boa pedida, apesar da lotação máxima. Alguns trechos possuem 1ª classe, em que você vai sentado em poltronas confortáveis. Outros só 2ª e 3ª classe, que é muuito cheio mesmo e é uma guerra pra ir sentado

ônibus Sri Lanka

Ó o estilão do busão do Sri Lanka

Chegamos em Colombo às 6 da manhã e já fomos direto para a parte sul país, onde ficam as praias e a charmosa Galle. Primeiro, do aeroporto pegamos um ônibus até a estação Fort Colombo por 110 rúpias (U$ 0,82) cada um. De lá pegamos outro busão com destino a Matara para chegar em Unawatuna, nossa primeira parada. São pouco mais de 100 km em 3h de viagem e no esquema pinga-pinga. Por esse trecho pagamos 150 rúpias (U$ 1,10) cada um.

A segunda parada foi em Kandy, no centro de Sri Lanka. O trem direto de Galle para lá saia apenas no meio da tarde e queríamos chegar um pouco mais cedo. Então fizemos outro caminho. Pegamos um trem para Colombo na 2ª classe, que demora pouco mais de 2h. Viagem inteira de pé por 180 rúpias (U$ 1,34). Já em Colombo, conseguimos comprar a passagem para Kandy na 1ª classe por 500 rúpias (U$ 3,72) e é muito mais organizado. Assentos numerados, boas poltronas e até tem umas pessoas que vendem comidas, frutas e bebidas. A viagem durou 3h, mas as belas e aguardadas paisagens ainda não apareceram nesses dois trechos.

trem Sri Lanka

Essa é a 1ª classe do trem do Sri Lanka, tranquilo

O terceiro trecho foi entre Kandy e Ella, de trem. Uma viagem de 7h por 240 rúpias (U$ 1,78), na 2ª classe. Queríamos muito ter feito a viagem na 1ª classe, mas os tickets se acabaram e só nos sobrou a 2ª. Aqui foi uma guerra, uma tensão para ficar bem em frente a porta do trem quando ele chegasse e correr para conseguir ir sentado. Enquanto as pessoas desciam, já tínhamos que ir subindo para pegar um lugar e assim conseguimos. Mas talvez escolhemos o lado errado, sentamos a esquerda do trem, dica do “parceirão do hotel”. O lado direito possui mais vistas bonitas, mas mesmo assim conseguimos aproveitar.

Se um dia você for visitar o Sri Lanka, faça essa viagem. A paisagem é linda, muito verde, plantações de chá, vale muito a pena. Mas tente comprar o ticket do trem com antecedência para a 1ª classe porque é uma viagem longa e acaba sendo cansativa na 2ª classe. E não esqueça de sentar-se do lado direito do trem.

trem sri lanka

Essa é a 2ª classe, bancos mais duros, apertados e uma galera de pé

viagem de trem sri lanka

Essa é a paisagem durante a viagem entre Kandy e Ella

Pra terminar, voltamos para Colombo partindo de Ella. São 300 km e a viagem de trem demora 9h, é muito tempo. Decidimos ir de busão, que demora 6h. Mas 6h de viagem para 300 km? Sim, porque é uma estrada de mão única e também é no esquema pinga-pinga parando em muitos lugares. Por essa viagem pagamos 505 rupias (U$ 3,75).

No final das contas, gastamos U$ 25 (U$ 12,51 por cabeça) para nos deslocarmos dentro de Sri Lanka. Vale muito mais a pena do que você gastar para alugar carro ou comprar voo, a não ser que a ideia seja viajar com mais conforto, é claro. E é tudo muito fácil, todo mundo ajuda, tem sinalizações em inglês e até um site do governo cingalês muito bem feito e organizado.

One Comment

  • maria oliveira carvalho disse:

    olá meu querido…que paisagem verde linda!! é tudo plantação de chá!!! e esse onibus parece os pingas pingas do nordeste…. porém, com bastante apoio para quem está em pé….parece que a estrada é boa …. o trem parece confortavel….
    bjs saudades!!!

Leave a Reply