Por Na Brancato

Muito da sua experiência e percepções sobre um destino vai de acordo com o bairro em que está hospedado. A experiência, negativa ou positiva, é diretamente proporcional e pudemos comprovar isso várias vezes. Aqui contamos o que ver e onde ficar em Istambul.

É muito louco ver tanta diferença entre bairros em uma mesma cidade. A primeira vez que visitamos Istambul, em 2012, ficamos hospedados perto da mais famosa atração turística da cidade, a praça da Blue Mosque e Agie Sofia. Tudo muito legal, cheio de bares, movimento, mas sentíamos certo receio de andar muito tarde da noite por lá. Como o bairro mais jovem era longe – fomos informados pelo recepcionista do hotel que era perto da praça Taksim – não nos arriscamos a curtir a noite por lá. Teríamos sempre que voltar de táxi e seria um custo a mais.

Já na nossa segunda vez na cidade, nos hospedamos em Cihangir, e tivemos um mês inteiro para explorar cada canto e descobrir novos bairros.

A ideia é mostrar o que sentimos com cada bairro que visitamos

Lado europeu de Istambul

Lado europeu de Istambul

Sultanahmet
É o bairro mais turístico de Istambul e, se bobear, o mais antigo. Ali estão as principais atrações como Blue Mosque, Palácio Topkani e o Grand Bazar. É muito bem servido de bares, restaurantes e hotéis. Claro, tudo com um preço acima da média já que se trata de servir os turistas. Dizemos que se convidássemos nossos pais para visitar o país, seria ali que eles se hospedariam. As ruas são planas, dá pra usar o metrô durante o dia e tem tudo a mão. Se você ficar na cidade apenas dois dias, ficar ali facilita muito. Outro bairro coladinho, bem atrás da Blue Mosque e com vários hotéis é Fatih.

Fatih turquia

Colorido Faith,região central e turística

Eminönü
Vizinho de Sultanahmet e ainda com grande movimento, também tem alguns pontos turísticos como o Spice Bazar e a ponte de Galata – que passa pelo estreito chamado de Gold Horn. Aos domingos a ponte fica lotada. Ali também pode-se pegar um barco para o lado asiático. Apesar de cheio de lojas e restaurantes, não aconselharia ficar hospedado ali. À noite o bairro fica mais feio que Sultanahmet. Aproveite para explorá-lo durante o dia.

ponte eminonu

Embaixo da ponte, em Eminonu, você encontra vários restaurantes de sanduíche de peixe

Karaköy
Passando a ponte de Galata e virando à direita está Karaköy. Ali também há um píer para que pedestres atravessem de barco para o lado Asiático. O bairro tem um clima mais industrial, mas parece estar sendo ocupado por jovens, que buscam barzinhos descolados. Ali tem muita lojinha de doce. Pegar uns doces típicos e sentar na calçada para ver o pôr do Sol é uma atração famosa.

Antes bairro industrial, Karakoy agora é alternex

Antes bairro industrial, Karakoy agora é alternex

Cihangir/Beyoglu
Subindo de Karakoy (e bota subida nisso) está o nosso queridinho: Cihangir. Ficamos hospedados por um mês lá e o bairro nos fez nos apaixonarmos ainda mais pela cidade. Apesar de ser cheio de ladeiras, é o mais charmoso de Istambul. Com lojas de antiguidades, brechós, cafeterias descoladas e construções no estilo inglês, é o bairro do momento. Sugerimos ficar hospedado ali se você não tiver problemas com caminhadas. Apesar de ser próximo de tudo – 10 minutos da praça Taksin, 10 minutos da ponte de Galata, 5 minutos do trem – as ruas são ladeiras. Pode ser chamado também de Beyoglu. Não sabemos ao certo onde termina um bairro e onde começa o outro.

Pelas ladeiras de Galata/ Cihangir

Pelas ladeiras de Galata/ Cihangir

Taksim
É ali que fica a rua de comércio mais ocidental, a Istiklal. A praça Taksim ficou famosa por ser palco das manifestações do país. A rua nunca dorme. Partindo da praça Taksim, descendo a Istiklal, nas paralelas à direita há vários bares. Lá você pode encontrar facilmente o arroz com marisco, que é servido dentro da casca do mexilhão por vendedores ambulantes. Apesar de ter um ou outro barzinho legal, o ambiente se torna um pouco mais hard se você descer uma rua errada, e achamos até um pouco perigoso.

Istiklal, a rua que nunca dorme

Istiklal, a rua que nunca dorme

No fim da Istiklal, se descer algumas ladeiras está na Torre de Galata e o bairro de Galata, outra atração turística. E, logo depois, a ponte de Galata. Tudo pertinho.

Do outro lado da praça Taksim é a área mais nobre. Os hotéis mais famosos ficam ali, e parece inclusive ser uma área um pouco empresarial, sem muito charme.

Ortaköy
Seguindo a margem do estreito de Bósforo você pode chegar até Ortaköy. É uns 20 minutos de ônibus da ponte de galata, mas a vista é agradável. Você passará pelo bairro de Besiktas, pela Universidade Galatasaray e finalmente chegará. Bem na margem do estreito há alguns restaurantes e uma bonita mesquita. Ali também há a famosa ponte que liga o lado europeu ao lado Asiático. Seguindo em frente há um dos bairros mais nobres de Istambul. Um bairro novo, cheio de casarões e baladas caras.

Ortakoy é o bairro dos domingueiros e dos endinheirados

Ortakoy é o bairro dos domingueiros e dos endinheirados

Lado Asiático

Kadiköy
É o ponto de chegada do lado Asiático, mas pouco se difere dos bairros do lado europeu. Muitos bares, muita gente na rua. Tem também uma estação de metrô, que passa embaixo do Estreito de Bósforo e chega no lado europeu, acreditem!

Moda
O bairro chic do lado asiático lembra muito as ruas do Leblon, com bares charmosos e carrões. Dizem que os jogadores, políticos e famosos moram por ali. Ali também há um parque muito bem frequentado, às margens do Bósforo, vale a visita!

bairro moda

Não te lembra Leblon?

Leave a Reply