Por Na Brancato

Dizem que Dahab é o oásis dos mochileiros. Eu como uma pseudo mochileira imagino um oásis com um banheiro limpo e quarto com um ar condicionado no máximo, frigobar à disposição e uma piscina à beira mar com cerveja bem gelada. Mas não é bem assim. Dahab tem preços atraentes, mas em pousadinha com qualidade bem baixa, e um ou outro hotel com piscina que custam bem mais por isso.

O centrinho tem um climinha legal, mas depois você se dá conta que todos os restaurantes servem exatamente a mesma coisa e achar uma cerveja continua sendo um sacrifício. Há um ou outro barzinho com uma decoração mais roots, mas não justifica a fama de hippie da cidade.

Barzinhos de Dahab. Drink da casa: milkshake!

Barzinhos de Dahab. Drink da casa: milkshake!

Ficamos no Penguin Hotel, o mais frequentado pelos mochileiros. Logo de cara já tivemos que encarar um quarto sem ar condicionado porque o hotel estava com overbooking. Como fizemos o passeio de subir o Monte Sinai nesta madrugada, resolvemos aceitar. No dia seguinte nosso oásis foi ter um ar condicionado só para nós, mas a água salgada que saia do chuveiro nos fez lembrar onde estávamos.

Lá mesmo no hotel há um centro de mergulho e diariamente vários gringos saem com seus equipamentos alugados. Como nao temos a carteirinha de mergulho, fechamos um snorkeling por 50 libras egípcias cada um (menos de 10 dólares) no famoso Blue Hole. O bom de Dahab é que o coral fica na beira da praia, então você não precisa pegar barco para mergulhar. O hotel nos levou até o local, uns 20 minutos do centro. Como o nome já diz, é um buraco azul no meio dos corais, como se fosse uma caverna no oceano. É lindo demais e muito bom poder ver um pouco da vida marinha, já que eu nunca mergulhei e não sei se teria coragem.

Corais no Blue Hole

Corais no Blue Hole

Visibilidade 100%

Visibilidade 100%

Dahab respira mergulho. Há curso de 3 dias para quem quer ter a carteirinha, há passeios noturnos, particulares, etc. Quem quiser curtir um pouco da orla lá do centro, no final da rua principal há uns bares com espreguiçadeiras e um mergulho no mar é uma ótima pedida. Cerveja? Esquece. Lá perto tem um barzinho estilo pub que vende bemmm gelada, dá pra ficar buscando lá. A noite a dica é a mesma: o pub, o único lugar de Dahab que encontramos cerveja, gelada ao menos!

Barzinhos com espreguiçadeira e musiquinha ambiente. Só falta a cerveja

Barzinhos com espreguiçadeira e musiquinha ambiente. Só falta a cerveja

Centrinho à noite

Centrinho à noite

Mas no geral, em comparação com Sharm El SHeikh, preferimos Dahab. Soa menos artificial que a Las Vegas do Egito.

Mala ou Mochila? Se você gosta de mergulhar, vale a pena ficar uns 5 dias lá só fazendo isso. Vá de mala e aproveite para visitar a região, podendo emendar com Israel ou Jordânia.

Pesa no bolso? Não! Os preços das comidas são honestos e os passeios são muito baratos. O passeio para Blue Hole, com transporte e equipamentos pra o snorkeling custa 15 dólares.

Onde ficamos? Penguin Hotel. Por 15 euros a noite. Tivemos problema que não havia quarto para nós, mesmo tendo feito a reserva. No dia seguinte demoraram para nos entregar o quarto correto, com ar. O banheiro é bem ruinzinho. Há outros hotéis ali mesmo no centrinho que parecem ser melhores, inclusive com piscina.

One Comment

Leave a Reply