Por Na Brancato

Você sabia que o Brasil lidera algumas Missões de Paz da ONU no mundo? A missão de paz do Haiti é até conhecida por nós, principalmente pelo midiático jogo de futebol no país que aconteceu um tempo atrás e se fez notícia.

Agora quase ninguém sabe que o Brasil lidera desde 2011 a missão de paz UNIFIL, no Líbano, que é a única força-tarefa marítima existente na ONU.

Mas o que é uma missão de paz?
Cada uma tem um objetivo. A UNIFIL foi criada em 2006 e ajuda a controlar a entrada de armamento ilegal no país e treina a marinha libanesa.

E o Brasil com isso?
Conseguimos conhecer a “Fragata União”, navio da Marinha Brasileira que atua na missão. Fomos atenciosamente recebidos pelo Almirante Brasil (sim, sobrenome, predestinado?), responsável pela missão que possui ainda mais 6 navios , da Alemanha, Grécia, Turquia, Indonésia e Bangladesh – que tem 2 navios na missão e curiosamente é o país que mais manda reforços para a ONU.

Comandante Brasil entrega medalha da ONU

Comandante Brasil entrega medalha da ONU

E como funciona na prática?
Os navios cumprem uma escala de navegação para que a costa libanesa esteja sempre patrulhada. Por meio de cruzamento de dados de inteligência, a missão pode interceptar os navios que se aproximam e direcioná-los à inspeção do governo Libanês. Pera aí! Não entendeu? Explico de novo: sim, a missão de paz não pode fazer a busca dentro dos navios por determinação do próprio governo libanês. Ou seja, a missão pode orientar, mas a passagem das cargas depende apenas do governo, que dizem por aqui ser bem burocrático, se é que me entendem..

A Missão continua cumprindo então seu papel até que o governo consiga se fortalecer e, paulatinamente, a missão vai se reduzindo.

O comandante Malafaia, responsável pela fragata União nos apresentou atenciosamente todo o navio, com suas devidas explicações. Sei que tem equipamento pra caramba lá! É míssel pra cá, metralhadora pra lá. Mas importante frizar que a Missão é de PAZ! Esses equipamentos nunca foram utilizados, e esperamos que nunca sejam. O navio tem também um helicóptero a bordo.

Tamanho do helicóptero impressiona

Tamanho do helicóptero impressiona

A cada seis meses a tripulação é renovada. A prática desta troca é diferente em cada país. No caso do Brasil, além da tripulação, o navio também é trocado porque, segundo o Almirante “o navio tem uma alma e é representada pela sua tripulação”. A troca de experiências e práticas entre as forças dos países é outro ganho na participação de uma missão de paz.

Ficamos muito honrados pela atenção prestada. Infelizmente não é agenda das grandes mídias o trabalho realizado pelas Forças Armadas em Missão de Paz! Segundo o Almirante, independete dos interesses de articulação dentro da ONU, o Brasil está no Líbano para defender a paz e é isso que os motiva.

Comandante Malafaia

Comandante Malafaia

Alguns números da UNIFIL
UNIFIL – 38 países, 10 mil pessoas
Força-tarefa marítima – 7 países, 850 pessoas
Estado-maior da UNIFIL – 21 militares, sendo 13 brasileiros
Fragata União – 250 tripulantes
Últimas detenções: 2 cargas em 2012
Sinalizações de inspeção ao Governo Libanês na última semana: 11

3 Comments

Leave a Reply