Por Mateus Carvalho²

O Vietnã é muito mais conhecido pela história da guerra do que qualquer coisa. É fato que o país também tem muito mais a oferecer, mas é inevitável passar por Ho Chi Minh sem conhecer o Cu Chi Túnel e o Museu da Guerra do Vietnã. E já digo que vale muito a pena.

Primeiro nós fomos visitar o museu, que fica no centro de Ho Chi Minh e possui um rico acervo de fotos para contar a história da guerra entre a antiga Vietnã do Norte contra Vietnã do Sul e Estados Unidos. Além disso há uma porrada de armas expostas e, na parte externa, caças, helicópteros e tanques de guerra americanos que ficaram por lá mesmo. Apesar da história chocante, o que mais me impressionou foram os caças, que eu nunca tinha visto tão de perto.

museu da guerra vietnã

Helicóptero americano sinistrão que ficou pelo Vietnã

Museu da Guerra Vietnã

Tem muuuita arma

Nós chegamos a uma conclusão. Podemos estar errados, mas toda guerra que aconteceu no miolo Camboja/Vietnã/Laos foi por causa dos franceses. Foram eles os colonizadores, mas mesmo após a independência dos países não queriam abdicar das terras. Tudo era pelo motivo “tirar os franceses dos países” e, claro, também tinham os problemas internos entre comunistas versus não-comunistas.

Sobre o Vietnã, especificamente e basicamente, a guerra aconteceu entre os anos de 1.959 e 1.975 devido aos coflitos políticos entre o norte, liderado pelo socialista Ho Chi Minh, e o sul, capitalista. O Vietnã do Norte lutava contra o Vietnã do Sul para tornar o país socialista e assim conseguiu. As consequências foram mais de 1 milhão de mortos, 2 milhões de mutilados e a vitória comunista.

caça americano

Caça americano largado no Vietnã

Museu da Guerra Vietnã

Acervo de fotos para contar a história da guerra

Cu Chi Túnel

Os Vietcongs são embaçados. Os caras conseguiram vencer uma guerra sem nenhum apoio de ataques aéreos, só foram ganhando ali no chão mesmo, com estratégia e armadilha pra pegar os inimigos. Sensacional. Triste história, eu sei, mas foi muito legal conhecer onde tudo aconteceu e ver como eram as táticas vietcongs.

Cu Chi Tunel

Dá-lhe armadilha pra pegar os americanos

Nós fechamos um tour em Ho Chi Minh para ir visitar o campo Chu Chi por U$ 4. É um saco, mas era a única forma viável. É longe da cidade, então você precisa desembolsar uma grana pra ir até lá. E o tour, né, ridículo de barato.

Chegando lá assistimos um filme em preto e branco dos tempos da Guerra do Vietnã, imagens originais e que mostram alguns ataques aéreos, explosões e as instalações tenebrosas dos vietcongs. Na real, não consegui entender quase nada do áudio. Mas as imagens falam mais do que palavras, com certeza.

Depois do filminho, hora de ir conhecer o campo e ver onde a guerra se passou. O guia vai explicando cada passo. Na primeira parada vimos uma entrada de túnel falsa, apenas pra ficar ali entocado e mandar bala quando o inimigo passasse. Ali todo mundo podia entrar pra tirar uma foto. Deu aquele receio de ficar entalado, mas to magrinho. Pude comprovar.

Cu Chi Tunel

A toca dos vietcongs

Outra coisa muito legal é a exposição das armadilhas vietnamitas. Violento, hein? Era muito mais pra machucar do que para matar. Parece coisa de vídeo-game mesmo, faziam diversos tipos de pisos falsos pro inimigo pisar e cair em bambus e espetos de ferro. Lá também tem umas réplicas que mostram como eles ficavam acampados e como trabalhavam. Tem também um tanque de guerra americano destruído.

O ponto alto do passeio é mesmo o túnel. Coisa de louco. Era como se fosse uma casa por baixo da terra, com armazéns para guardar comida, sala de jantar, hospitais, quartéis… uma verdadeira cidade. Você tem a opção de escolher se vai andar 10 metros, 15 m, 20 m ou 100 m. Eles perguntam se alguém quer ir até o final e os bonitos aqui levantaram a mão, né, achando que era molezinha. A Na saiu nos 10 m quase morrendo de claustrofobia e eu saí no de 15. Meu tipo físico não é pra andar naquele lugar, não. No outro dia tava todo dolorido, só de andar 15 m agachado. Tá maluco.

Cu Chi Tunel

Entrada para os túneis de Cu Chi

Cu Chi Tunel

Olha como é apertado o túnel

E pra quem curte atirar, tem um campo disponível pra isso com os modelos das armas usadas antigamente. Sou contra qualquer tipo de evento com armas de fogo, então não fiz e deixamos passar. Mas há quem goste, né. Pra dar uns tiros você paga um preço a parte.

Deixe uma resposta