halong bay

Halong Bay – Uma das 7 maravilhas naturais do mundo

Por Mateus Carvalho²

A capital vietnamita, Hanói, nos serviu apenas como base para fazer o mini-cruzeiro por Halong Bay. Ficamos um dia na cidade e, pra não dizer que não fizemos nada, fomos visitar mais uma feirinha noturna e caçar uns casacos da North Face. Ou não, né? Mas a gente acredita que sim, pra aproveitar o produto.

Nossa programação estava apertada porque nosso visto já tava pra expirar. Tínhamos só 8 dias para viajar pelo país e Halong Bay era um passeio indispensável pra gente. Hanói acabou sendo o lugar que menos ficamos mas, também, não tem nada demais pra fazer na capital. Tenho percebido que as capitais são os lugares menos interessantes durante a viagem. Ah, uma dica de Hanói é o Aha, uma barraquinha de lanches muito bom, simpática e que vale a pena, eles têm até Facebook. E foi lá a cerveja mais gelada, por sinal.

Lanche Aha

Lanche bom, muuuito bom…

feirinha em Hanói

Feirinha de Hanói bombando

Nunca fizemos um cruzeiro na vida, esse foi o nosso primeiro. Apesar de termos ficado apenas dois dias e uma noite, valeu muito a pena. A paisagem de Halong Bay é sensacional, não a toa é uma das 7 maravilhas naturais do mundo. O visual para o mar azulzinho e para as belas rochas durante o tempo que ficamos no barco é o ponto alto do passeio. Até dormimos com as cortinas abertas, só pra acordar e já dar de cara com a natureza. Incrível.

Itinerário Halong Bay

O cruzeiro tem uma programação e você a segue se quiser. Uns valem a pena, outros não. Tudo começa às 9 da manhã quando o transfer busca os hóspedes nos hotéis de Hanói. A viagem até o pier demora 3 horas. A primeira coisa é chegar no barco e almoçar. A comida estava boa, esquema self-service e tinha várias opções, principalmente frutos do mar.

halong bay Vietnã

Linda vista de Halong Bay

halong bay

Primeiro dia de almoço é bem servido

Logo depois já tem o passeio de caiaque por Halong Bay. Você tem disponível 45 minutos para remar, mas acho que passamos um pouco da conta e remamos uns 80 minutos. Chegou ao ponto do barco sair pra fazer o resgate dos soldados. Só queríamos remar até um pouquinho mais ali a frente, já estávamos voltando.

Feito o caiaque, seguimos para conhecer uma caverna que, segundo nosso guia, é a maior do mundo. Mas não sei não ein, vi uma no Líbano que parecia ser maior e achei até mais bonita. Mas tudo bem, as cavernas do Vietnam também são bonitas, com suas estalactites e rochedos. Depois seguimos para uma pequena praia que, sinceramente, totalmente dispensável. Aí começa a parte “encheção de linguiça” do cruzeiro. Prainha suja, cheia de gente e não das mais belas. Como não seria suja, se absolutamente todos os barcos atracam ali para deixar os turistas? É óbvio que não vai ser limpa. E, sei lá, era feinha. Talvez o interessante de lá era subir a montanha pra ver a vista de Halong Bay, mas deixamos passar esse sacrifício.

caiaque em Halong Bay

Rolê de caiaque por Halong Bay

praia halong bay

Pequena prainha em Halong Bay

cruzeiro halong bay

Alô Cristinaaaa – Nosso barco

Terminado o primeiro dia, hora do jantar. Tava ali esperando um banquete, né, mas não. Eles colocam pratos na mesa para ser dividido em 6 pessoas. É meio chato isso ter que dividir com desconhecidos, mas tava muito boa a comida. Depois do jantar você pode tentar pescar lulas ou cantar no karaokê. Mas o mais legal mesmo é subir no deck, tomar um drink, e trocar ideia com os outros hóspedes. Foi agradável.

No segundo dia, todo mundo acorda cedo para o café da manhã – fraquinho por sinal – e fazer uma visita a um lugar de cultivo de pérolas. Ia falar que era desnecessário, mas pensando bem foi interessante. Legal ver como é o trabalho feito, desde o cultivo das ostras até o produto final. Depois disso voltamos para o cruzeiro e tivemos uma “aula de culinária”. Outra encheção de linguiça, que vou te falar viu. O próprio guia tenta ensinar a fazer um fresh spring roll meia boca lá. Foi bom pra beliscar só, poderia ter ficado apreciando a vista.

Depois almoçamos, novamente dividindo pratos com mais 4 pessoas, e já era hora de ir embora. Infelizmente tivemos que deixar o barco e voltar pra Hanói, mas ficaria ali mais um dia facilmente só pela linda vista. O passeio não é dos mais baratos, pagamos U$ 280 com tudo incluído, exceto bebidas. Fomos no Cristina Cruise, mas existem várias opções no Booking.

halong bay

Felizes em Halong Bay

Deixe uma resposta