ÁsiaDestinosEmirados Árabes

A menina dos olhos de Abu Dhabi

By 25 de março de 2015No Comments

Ela é de tirar o fôlego! Não importa a sua crença, este é um monumento que prova o que as pessoas são capazes de fazer para demonstrar sua fé, principalmente se essas pessoas tiverem bastante dinheiro.

Logo na entrada da Sheikh Zayed Grand Mosque, em Abu Dhabi, é preciso tirar os sapatos. Cuidado para não pisar nas flores desenhadas no chão por artesãos italianos. Não porque elas podem quebrar, mas porque o chão, todinho de mármore, sempre está quente sob um Sol de 40° e você pode queimar seus pés nas partes coloridas.

Sheikh Zayed Grand Mosque

Mulheres precisam cobrir os cabelos e os ombros para entrar na mesquita branca

As visitas acontecem de sábado à quinta-feira, das 9h às 22h. Nas sextas só depois das 16h30. Além disso, 5 vezes por dia ela fica fechada por 45 minutos para as rezas. Se você chegar neste horário, aproveite o lado de fora da mesquita e seu jardim enquanto espera.

Para a visita valer a pena faça o tour guiado (em inglês). Não se paga nada por isso, e ele é rapidinho. Além disso, são fiéis jovens e engraçadinhos responsáveis por disseminar a religião, o que vai quebrar sua impressão de velhos emburrados com barbas gigantes. Você vai ficar boquiaberto com as curiosidades.

lustre da mesquita Sheikh Zayed Grand Mosque

Lustre pesa só 12 toneladas e é enorme

Veja algumas delas:

– A Sheikh Zayed Grand Mosque acomoda 40 mil pessoas;

– Valor da construção: R$ 1,5 bilhão. Aproximadamente 3000 pessoas, entre pedreiros e artesãos, trabalharam por cerca de 10 anos na obra;

– O interior da mesquita possui um enorme tapete persa, feito por 1.200 mulheres iranianas. Seu tamanho? 5.700 m²;

tapete persa da mesquita lustre da Sheikh Zayed Grand Mosque

Tapete persa todo trabalhado a mão

– Os lustres são feitos com ouro 24k, cristais swarovski e vidro murano. O da parte interna pesa 12 toneladas (sendo 40 kg só de ouro) e é um dos maiores do mundo;

– A mesquita possui uma grande biblioteca com livros de 200 anos atrás, além de um mausoléu do Sheik Zayed, pai do presidente dos Emirados Árabes.

Na Brancato

Leave a Reply