muralha da china

A imensidão da Muralha da China

Conhecer a grande Muralha da China é a coisa mais legal que você pode fazer no país. E não é só por ser uma das 7 maravilhas do mundo, tenho alguns motivos a mais para dizer o porque.

Nós vimos duas opções para conhecer a Grande Muralha. Uma é Badaling, que dizem ser o lugar mais cheio de gente por ser mais perto de Pequim. A segunda é Mutianyu, que fica a 1h30 de carro de Pequim e é bem mais tranquilo. Escolhemos Mutianyu e com certeza acertamos.

Lá você pode escolher, também, se quer subir de teleférico ou a pé. Para descer ainda tem a opção do tobogã, que é muito legal. Esses são outros dois motivos que fazem o dia por lá ficar mais divertido.

muralha da china

Há um longo caminho para percorrer a Muralha

Nós subimos de teleférico e já na subida dá pra ver a imensidão da muralha. Chegando lá a paisagem e a arquitetura do negócio só confirmou nossas expectativas. Você pode andar por alguns trechos dela e a cada lugar que a gente parava queríamos tirar uma foto para não perder nenhum detalhe.

A muralha começou a ser construída no ano de 220 a.C, mas só foi terminada no século 10, imagina o tamanho daquilo. Há muitas histórias para explicar a Grande Muralha, mas o que ouvimos da nossa gui foi que o primeiro imperador chinês, Qin Shihuang, construiu o monumento para proteger o país de ataques do povo da Mongólia. São 6 mil km de muralha, é muita coisa. Aí voltamos lá no mesmo papo das pirâmides do Egito: como eles fizeram isso naquele tempo? Como?

muralha da china

Aprecie a vista…

muralha da china

E aprecie mais um pouquinho…

Ficamos lá em cima andando, apreciando a vista e tirando fotos por quase 3 horas. E no final descemos de tobogã, que é outro ponto alto do passeio. Podia ser mais emocionante se não fosse um cara muito lento à frente que estava segurando todos os outros. A batida foi inevitável, estava descendo a milhão e quando vi estavam todos parados. Acidente na certa. E a Na vinha atrás de mim e adivinha? Batida de novo! Foi engraçado, mas não foi culpa nossa, juro, queríamos só ter mais emoção.

muralha da china

No final, descida de tobogã

Depois ainda tinha o almoço e acho que foi um dos melhores que já comi nesse esquema de tour. Bastante comida chinesa. Na verdade tinha muito frango, mas com opções variadas.

Com certeza recomendo o passeio para Mutianyu. Não tem muita gente, é fácil e divertido também. E uma coisa muito chata da China é que todos os passeios são lotados de turistas chineses, mas lotado mesmo, e eles são difíceis, viu… Alguns momentos são irritantes.

muralha da china

Pra finalizar, um almoço muito agradável e variado

Como ir e quanto pagamos?

Pelo conforto e pela tranquilidade preferimos fechar um pacote no hotel mesmo por 550 Yuans (U$ 86), que inclui transfer ida e volta, tickets e almoço. O teleférico e o tobogã pagamos a parte, 100 yuans (U$ 15) cada um.

Outra opção é ir de metrô até Badaling, mas não quisemos arriscar essa ideia. É um pouco confuso pra chegar lá e ficamos com receio de ser lotado mesmo. Tem também a opção de fazer trekking com uma agência ou então alugar um carro particular. Mas aí fica bem mais caro.

Leave a Reply