Em 2019 nós viajamos para a Índia pela Ethiopian Airlines e, na ida e na volta, fizemos escalas longas em Adis Abeba, capital da Etiópia. No retorno, a “espera” foi de quase 24 horas e recebemos uma hospedagem grátis da CIA aérea, além do visto e traslado entre aeroporto e hotel. Obviamente aproveitamos o tempo para conhecer um pouco da cultura etíope.
Antes de sair do aeroporto, que tem pouca estrutura, mas o suficiente para tomar uma cerveja ou comer alguma coisa, é importante trocar dólar ou euro pela birr etíope. Mas, cuidado: troque pouco dinheiro porque no aeroporto eles somente vendem a moeda local e não compram. Nós trocamos dinheiro a mais e morremos com uma boa quantia na mão e que não conseguimos trocar em lugar nenhum dentro do aeroporto.
Nossa impressão sobre Adis Abeba é que é uma cidade um pouco caótica, com carros bem antigos, regiões pobres e outras um pouco mais desenvolvidas, mas com um povo simpático – característico dos africanos. A única coisa que nos “assustou” um pouco foi o tanto de recomendação que recebemos para nunca andar sozinhos. No hotel, taxistas, garçons, guardas… muita gente nos deu essa recomendação. Não há uber e também são poucos táxis na rua, então é preciso ter a ajuda da recepção do hotel ou do garçom do restaurante para chamar um motorista, e isso dificulta a locomoção de um lugar para o outro.
Se você tem a opção de fazer uma parada na cidade, faça! Não tivemos tempo de explorar muito e não sabemos se vale uma longa estadia, mas com certeza valeu a pena essa rápida passagem. Claro que o hotel oferecido pela CIA aérea não era dos melhores, mas para um dia foi suficiente.
Mas, afinal, o que fazer em um dia em Adis Abeba?
A gente gosta muito de experimentar as delícias das culinárias locais. Então, basicamente, nossas visitas se resumiram a comida e café.
Café – Muitas histórias dizem que o café foi descoberto na Etiópia e, por isso, é um país muito conhecido pela produção do grão. Algumas cafeterias ainda preservam o ritual de passar um café, em que passa pelo processo de torra do grão no fogo, moedura em um pilão e finalmente o café é feito em um bule rústico.
Nossa indicação é visitar o Tomoca Café, uma das cafeterias mais tradicionais da Etiópia. Existem várias unidades pela cidade. Nós não fomos na mais antiga porque havia uma ao lado do restaurante que almoçamos e achamos mais conveniente fazer a paradinha do café ali mesmo. Trouxemos alguns pacotes para o Brasil. Se encontrar em alguma loja por aqui, pode comprar que é muito bom. Um ponto engraçado é que eles também vendem umas balinhas de café, e adivinha de onde são? Brasil! Globalização que fala, né?
Almoço – Sabia que o prato típico da Etiópia se come com a mão? É um pão meio molhado, com carne e vários molhos pra você se deliciar. É bom, vale a experiência, mas é uma comida com sabor e tempero pesados. Nós fomos ao restaurante Kategna e, como não conhecíamos nada da comida etíope, pedimos o prato tradicional: injera (um pão fofinho e meio molhado) com wat (pastas e molhos a base de legumes e carne), acompanhado de cerveja. É essa comida aqui da foto abaixo. Gastamos 13 dólares e saímos satisfeitos.
Jantar – A noite vale a pena visitar um restaurante tradicional de Adis Abeba, com música e dança típica. E a nossa dica é o Yod Abyssinia Cultural Restaurant, lugar que mistura os locais com os turistas. O povo etíope gosta muito de dançar e lá é como se fosse uma balada para eles, com show ao vivo sobre a cultura local. As danças são muito divertidas! Aproveitamos para experimentar outro prato típico, mas muito parecido com o do almoço, só que com muito mais molhos e vegetariano.
Para acompanhar, experimente o vinho de mel Tej, também muito tradicional da Etiópia. É forte e doce. Aqui gastamos um pouco mais, quase 30 dólares, até porque tinha música e é um lugar muito procurado.
Dicas rápidas para curtir um dia em Adis Abeba
• Troque seu dinheiro já no aeroporto. Mas troque apenas o suficiente. Se faltar, utilize o cartão de crédito
• Peça indicação de taxista na recepção do seu hotel
• Combine um preço com o taxista para que ele te acompanhe durante os passeios
• Experimente o café etíope
• Prove a comida, é bem diferente