As praias de Arraial do Cabo estão, certamente, entre as mais bonitas de todo o litoral brasileiro. A cidade, em si, não impressiona, e até assusta um pouco pela falta de estrutura, mas não há como negar a beleza natural que existe naquele lugar. Preferimos ficar hospedados em Cabo Frio e apenas passar os dias em Arraial. Escolha certa.
Arraial do Cabo possui muitas praias e fica até difícil escolher em qual ir. Umas estão sempre cheias por ter o acesso mais fácil, outras são um pouco mais desertas por conta do acesso um pouco mais difícil, e tem outras que são lotadas por causa dos milhões de passeios de barco que existem na cidade. Aí é questão de pesquisar, ver onde seu perfil se encaixa mais e partiu praia.
Curtimos dois dias inteiros em Arraial e podemos falar sobre as praias que fomos. Primeiro partimos em direção ao Pontal do Atalaia, que fica num morro com uma linda vista. Dá pra ver várias prainhas e escolher para qual você quer ir. Optamos por ir à Prainha, que é incrível. É bom frisar que a prefeitura cobra R$ 10 para você estacionar o carro e curtir a praia. Além disso, você precisar descer uns 500 degraus, mas é rapidinho. Com essa vista incrível você nem cansa.
Lá embaixo tudo fica melhor. Areia branquinha, água cristalina, porém muito gelada. É sempre bom levar um guarda-sol pra evitar pagar R$ 30 de aluguel. Mas se não quiser, tem um pequeno trecho com algumas sombrinhas graças às pedras e árvores. Leve um cooler também pra tudo ficar melhó.
Depois da Prainha, fomos em direção à praia Grande para almoçar e curtir um pouquinho mais. Essa é gigante, mas mesmo assim senti uma paz. Não tinham muitas pessoas e quase não ouvimos barulhos, que não fossem do mar. Aliás, a ventania na praia Grande é forte. A faixa de areia é extensa e a orla tem vários restaurantes que oferecem porções, cerveja e até uns PF dos bons. Vale a pena.
No outro dia ficamos na dúvida do que fazer, mas optamos por visitar a praia do Forno. Saímos de Cabo Frio umas 10h e quando chegamos à praia, pra variar, linda! Pra chegar lá pegamos uma trilhazinha de uns 10 minutos, bem fácil e bem sinalizada. Pra parar o carro o ideal é procurar um estacionamento. Quando vai chegando perto da praia você já vai ser metralhado por 211 flanelinhas querendo te levar pra um estacionamento.
A praia do Forno tem sua faixa de areia curta e branquinha e um mar cristalino e gelado. Por trás dela, uma grande mata. Pra quem curte comer e beber na praia, lugar perfeito. Tem pequenos bares e até alguns carrinhos que vendem escondidinho, empada e mais um monte de coisa. E como gostam de escondidinho, hein? Todo lugar tem.
A única coisa chata de todas as praias, com exceção da praia Grande, é a quantidade de barcos que atracam por lá. Infelizmente muitas pessoas preferem chegar e ir embora de barco-taxi e isso prejudica um pouco o mar. Mas também essa é uma das principais fontes de economia para os locais.