Por Na Brancato
Sempre que vem aquela pergunta “E qual país vocês gostaram menos?”, a resposta é imediata: “China”. Temos os motivos na ponta da língua. Mas lembramos sempre que cada experiência é uma experiência, cada pessoa tem seu perfil! Mas é um negócio da China…
Para começar, explicamos que a cultura é muito diferente. É um jeito carinhoso de justificar a falta de educação deles. Ou será que não é falta de educação cuspir em todo lugar? Inclusive no metrô, em restaurantes, em hotéis? Sim, nem restaurante é poupado. Aliás, foi em restaurante que vimos um dos lugares mais sujos da China. Acabou de comer? É só jogar seu guardanapo no chão, talheres, tudo. Se você não fizer, o garçom vem, recolhe a louça, e todo o resto vai para o chão mesmo.
Quem já foi viajar para fora do Brasil já sentiu um pouquinho na pele. Aposto que todo mundo já xingou um chinês que colocou a máquina fotográfica na frente da sua, ou te empurrou quando você estava bem pertinho da troca de guarda em Londres, te deixando lá no final da multidão! Não existe fila para eles, vão te empurrando, dane-se!
Agora imagina esses chineses lá na China?! Eles são infinitos! Qualquer ponto turístico está lotado deles (conseguimos nos livrar na muralha) sempre te empurrando, tirando foto até do chão… Agora imagina você ter que andar 25 estações de metrô na China! Tá certo que nós somos acostumados com multidões no transporte público, mas não com chineses cheirando azedo. Não por 25 estações! Em Shangai, os hotéis do centro ou são os de rede caríssimos, ou são apenas para locais. Estrangeiros ficam em hotéis fora do centro, e em uma cidade como Shangai, isso significa 1h30 de metrô.
Para finalizar nossa justificativa, a falta de comunicação! Não falar inglês é super compreensivo, mas não fazer mímica é demais! Você pede uma ajuda, e eles fogem de você! Ai fica difícil até pra comer. Achar cardápio em inglês é muita sorte! Comemos alguns espetinhos que até hoje não descobrimos o que era. Me incomodaram o estômago mais que os chineses!
Me perdoem os chineses, mas essa foi a impressão que ficamos. Mas há pontos positivos da China sim e contamos aqui!