Mateus Carvalho²
A Muralha da China é o ponto alto de uma viagem pelo país. Mas você já pensou na imensidão do monumento? Há várias divergências sobre o tamanho da muralha e, por isso, você tem algumas possibilidades para escolher onde visitar. Eu acreditei no que a guia nos falou, né? Segundo ela, a Muralha possui 6 mil km.
Como partimos de Pequim para visitar a Muralha da China, nossa escolha foi Mutianyu. Se você quiser um lugar mais tranquilo, ter um pouco mais de diversão e quiser fugir da massa chinesa, esse é o lugar. Juro que você não vai se arrepender. Nesse caso, evite esse negócio de pegar metrô e correr o risco de não chegar no local.
Mutianyu fica a 1h30 de distância de Pequim. Você pode ir de carro, ou então contratar um tour que vai de busão até lá. Você pode pensar “ah, mas a muralha é igual em qualquer lugar, não vai fazer diferença onde ir”, mas eu digo que não. Além de conhecer uma das 7 maravilhas do mundo, você vai ter a oportunidade de ver a paisagem de um teleférico e, quando você cansar de andar e tirar 4 milhões de fotos lá em cima, descer tudo num tobogã muuuito legal. Se a sua escolha for por um pacote, terá ainda incluso um almoço chinês muito do bom, com várias variações de frango.
E quanto custa? Nós fechamos o pacote direto no hotel, mesmo, por 550 Yuans (U$ 86), que inclui transfer ida e volta, tickets e almoço. O teleférico e o tobogã pagamos a parte, 100 yuans (U$ 15) cada um.
Pra provar que o final do rolê é legal, dá uma olhadinha no vídeo abaixo. Com certeza isso deixou o passeio ainda mais divertido. E me desculpe o acidente, chinesa, não foi intencional: