Por Mateus Carvalho²
Todo mundo sabe que a China é gigantesca e, por isso, é preciso ter um bom planejamento para percorrer os melhores lugares. Além das principais cidades, Pequim e Xangai, queríamos conhecer alguma outra e escolhemos Hangzhou – China.
Pra começar, pra chegar até o hotel de Hangzhou foram umas 8 horas. E tínhamos apenas 2 dias lá. Foi uma caminhada cansativa para praticamente nada, mas aproveitamos para descansar um pouco da maratona chinesa.
Como chegamos no meio da tarde, só aproveitamos a noite do primeiro dia. Estávamos secos para comer alguma coisa ocidental e fomos até o bar Eldora Station, que tem um ambiente muito legal e só gringo. Comemos um macarrão cada um e tomamos umas cervejas e vinho. Gastamos 288 yuans (U$ 45).
No outro dia fomos conhecer uma das “vistas mais bonitas da China”, no West Lake, um parque gigante com um extenso lago. Isso só pode ter sido dito no passado né, porque hoje em dia a poluição toma conta do ar. Se você gosta de andar que nem um camelo, no meio de milhares de chineses, e curtir a natureza em volta do parque vai curtir o passeio. Mas pra nós não, não é tão interessante.
No parque é possível fazer um passeio de barco pelo lago e conhecer três pequenas ilhas que, sinceramente, não sei qual é a história. Fomos até a primeira e voltamos. O passeio custa 55 yuans (U$ 9). Lá no parque também tem uma famosa pagoda, com construção típica Chinesa e também paga para entrar. Nossa grana não permitiu a subida.
Pra gente, o mais legal de Hangzhou foi passear na Old Street, uma rua histórica com milhares de lojinhas. Mas não são essas lojinhas de chineses que estamos acostumados a ver no Brasil ou em qualquer bairro Chinatown em vários países do mundo. Não tem camisas de futebol falsas ou tênis da “niki” ou “adibas”. Tem um monte de cacareco, artesanatos, lojas de doces e casas de chá.
A saudade da comida já estava batendo que até comprei um pé de moleque. E é legal ver como eles fazem o doce, com uma “música típica”.
Agora, olha só a caminhada que foi chegar em Hangzhou: voo de Pequim para Xangai que demora 2h30; de lá pegamos um metro até a estação de trem que são 24 estações de distância (ou 1h30); depois mais 2h de fila para comprar ticket + espera; e finalmente a viagem de trem bala até Hangzhou que demora 1h.
Não acho que seja uma cidade que vale a pena a visita, vai ver mais do mesmo que tem em Pequim. Muito melhor programar visitas para Xi’An ou Shangri-la, que infelizmente não pudemos visitar por falta de tempo e dinheiro.
Mala ou Mochila? Mala. A China é muito grande, então é bom ter aquele apoio das rodinhas. E se for um compulsivo por compras, vai precisar de bastante espaço.
Pesa no bolso? Não. Pra chegar lá, basta pegar um trem bala de Xangai por 77,50 yuans (U$ 12). Para andar por lá também não é muito caro, tem linhas de metrô ou então táxi.
Onde ficamos? Hotel Yao Quim. Mais ou menos, viu, mas ok. Fica a uns 20 minutos de distância dos principais lugares e da estação de trem. Pagamos U$ 23 a diária e resevamos pelo Ctrip.com, um ótimo site para quem está viajando pela China.