Ir ao Grand Bazaar acompanhado de um homem pode não se um bom negócio, mas aposto que até os menos consumistas sairão de lá com uma sacolinha. Dizem que há 4 mil lojas neste mercado fechado, que é um dos maiores do mundo.
Originalmente era um mercado de ouro e ainda há muitas joalherias por lá. A grama do ouro custa em média 100 liras (R$ 120) e da prata 10 liras (R$ 11). Também é possível encontrar muitos objetos de decoração, porcelanas turcas, xícaras de chá, pashiminas, além de cacarecos. A China também já chegou e há algumas lojas de bolsas e roupas falsificadas.
O mais legal do Grand Bazaar é a negociação. Nunca, nunca aceite comprar algo pelo primeiro preço porque provavelmente ele vale até metade do valor oferecido, exceto para as joias. É preciso ter paciência, fingir que não está interessado no produto, deixar-se entrar no jogo para conseguir o melhor preço.
Uma dica valiosa: se você for bem cedo, as compras podem sair mais baratas.Isto porque eles acreditam que se perderem a primeira compra, seus negócios serão ruins pelo resto do dia.
Não compramos nada desta vez porque voltaremos à Istambul no fim da viagem, e aí sim gastaremos todo nosso dinheiro (ou não) lá! Quero um pingente, um brinco turco, um porta queijos, uma luminária, um cachimbo pro meu pai, um conjunto de xícaras de chá… Ah! os homens podem esperar tomando um chazinho em alguns lugares que há, mas cuidado, perder-se pelo labirinto que é esse mercado é muito fácil.
Realmente é uma grande tentação, mesmo para aqueles que não são considerados consumistas. Aproveitem queridos, com certeza vocês sairão fortalecidos com essa experiência. Beijos.
Obrigada tia! Adoramos a visita no nosso blog!
Show de bola.