Por Mateus Carvalho²
Imagina só você falar para os familiares e amigos que vai visitar a Faixa de Gaza. Certamente iriam dizer que você é maluco da cabeça, que ia morrer ou que você tá brincando com sua vida. Sim, confesso que fiquei um pouco receoso de chegar lá, mas eu tinha que ir por motivos profissionais e também por muita, mas muita curiosidade.
Na verdade, fomos até a fronteira, até porque entrar em território palestino a partir de Israel não é lá uma boa ideia. A cidade israelense que faz fronteira com Gaza chama-se Sderot e é muito louco ver que lá é cheio de bunkers (ou abrigos) para que as pessoas se protejam de possíveis mísseis vindos de Gaza. Óbvio que não nos aventuramos por terras “perigosas” sozinhos, tivemos a incrível companhia da israelense Ogenia, que por sinal fala um português quase que perfeito. Isso porque ela é casada com um baiano, mas que vive em Israel há muitos anos.
Eu imaginava Gaza como um lugar beeeem perigoso, com homens armados tanto do lado israelense quanto do lado palestino. E o que vi lá? Nada disso. Não há manifestação de guerra há 2 anos e o máximo que vi foi um dirigível gigante de Israel que monitora todos os passos dos palestinos. Vi também alguns mísseis disparados pela Palestina, já detonados, e o engraçado é que é muito claro o incentivo iraniano e saudita para atacar o Israel. Todos os mísseis têm um registro e pude ver que o financiamento pró-Palestina é totalmente aberto.
Mas como é Gaza? É uma cidade normal, assim como qualquer outra. Claro, mais parecida com cidades árabes, com prédios marrons, alguns prédios com marcas de guerra, mas não deixa de ser uma cidade comum. O legal da visita à fronteira foi descobrir que Gaza não é uma “favela”. É uma sensação muito louca, porque você chega esperando uma coisa e encontra outra.
Infelizmente Israel não os considera como um país. Sendo assim, Palestina não considera os vizinhos rivais também como país. O que confunde é: por que Israel luta tanto contra ele e por que não abdicam de uma vez por todas da terra palestina? É uma longa história. Os israelenses, que são patriotas ao extremo, defendem sua terra a todo custo e jogam toda a culpa para a Palestina. E o que senti dos israelenses? Por ora senti que eles têm ódio dos palestinos. Entendo o lado deles, são muitas questões envolvidas que, pelo jeito, demorarão a serem resolvidas.
Ola Mateus, estou indo para israel em Mar/17 e gostaria de visitar Gaza, voce tem o contato desse guia ?
Obrigado
Olá João, tudo bem?
Te mandamos por email o contato! Abs!!!
Olá, eu estou indo em março/17 e também queria o contato da guia.
Olá Tuane!
Mandei por email o contato! Abs!
Oi, gostaria de informações tipo o contato do guia, duração e média de preço. Agradeço se puder ajudar.
Olá Claudio, tudo bem?
Enviamos por email o contato que temos.
Abs!
Olá Mateus, estou indo em fevereiro de 2017. É possível entrar em Gaza? Sózinha ou somente com guia? Podes me passar o contato desse guia? Obrigada
Olá Andrea, tudo bem?
Não chegamos a entrar na Palestina. É muito difícil conseguir sozinha. Recomendamos procurar alguma organização social que atua em Gaza. Inclusive na imigração em Israel eles perguntam se você tem intenção de entrar na Palestina.
Olá João
Vou a Israel agora em novembro.
Podes passar o contato do guia?
Cumprimentos
Daniele
Olá, boa noite! Em Jerusalém encontramos guias que falam português?? Porque gostaria de ir com minha esposa fazer reserva de um apto ou um hotel barato e anda r por la!! Com fazemos pela europa!! Gasta-we nem menos!! Podem dar as dicas! Ah precisa visto no passaporte?? Abs
simoesdeoliveira @hotmail.com
Olá, tudo bem?
Brasileiros não precisam de visto.
Você pode encontrar alguns bons preços no booking. Nós ficamos em AIRBNB, e também valeu muito a pena! Os apartamentos costuma ser reformados e bonitos!
Muito bacana seu relato, obrigado. Gostaria de umas informações sobre o guia, abraço!
Alexandre, tudo bem?
Tente falar com a Ogênia. Não sabemos se ela ainda está trabalhando como Guia!
Hei, muito legal sua postagem, tenho planos de ir la tambem e gostaria do seu contato la, pois pretendo viver essa experiencia de Gaza…abs
Oi Carlos, o que precisar conte conosco! Pode escrever por aqui mesmo!
Abs!
Gostei do relato, tenho vontade de conhecer o local para entender na prática toda a história que existe ali. gostaria muito do contato do guia se ainda tiverem. um forte abraço e boas viagens!
Opa. Sei que o relato é antigo, mas é bastante esclarecedor e entusiasmante. Eu estou indo em setembro e tenho muita vontade de visitar a Faixa de Gaza. Tem o contato ainda? Obrigado
Gostaria do contato da guia estou indo dia 26 de maio e quero ir até Gaza
Oi, tudo bem? Vou a Israel em setembro e gostaria de visitar Gaza! Vc achou perigoso? Teria como me passar o contato da guia Ogênia? Obrigado
Olá Daniel, tudo bem?
Contato enviado!
Boa viagem!
Olá! Muito bom ouvir sua experiência!
Estou planejando conhecer Jerusalém, você poderia enviar o contato?
Abraço
Ola, estou indo para Israel em Fevereiro de 2020, e gostaria de fazer essa aventura, voce tem o contato da empresa/guia, por favor?
Eu lendo isso em novembro de 2023