O melhor de Ilhabela anda lado a lado com o seu pior: praias isoladas e muitos borrachudos. Vale você colocar na balança e ver se é equilibrado para você. Para nós, com certeza é! E a trilha do Bonete é um convite a paz interior.
Umas picadas são facilmente compensadas pela energia da Mata Atlântica, das cachoeiras e da praia do Bonete, no extremo sul de Ilhabela. Essa praia só é acessada por barco, em uma viagem que dura até 1 hora, ou por trilha em um percurso de 12 km. Bonete continua linda por ter um acesso mais restrito e isso faz toda a diferença e faz a vila de pescadores se manter com todas as características de uma vila: estrutura mínima, suficiente e tempo de sobra para contemplar.
Trilha do Bonete
Iniciamos a trilha do Bonete por volta das 9h30, a partir do estacionamento Borrifos, que fica a 30 minutos da entrada do Parque Estadual de Ilhabela – onde se inicia a trilha. Deixamos o carro neste estacionamento porque voltamos da praia de barco e o “porto” fica bem na encosta dele. Há um estacionamento bem na entrada da trilha, mas aí você terá que andar esses 30 minutos na volta se optar por fazer o retorno de barco.
Consideramos a trilha do Bonete como um desafio de fácil para médio por ter algumas subidas um pouco mais íngremes e também descidas escorregadias. Por ser um cenário bem úmido, o chão acaba ficando mais liso e, por isso, é importante usar tênis adequados para trekking. Em compensação, o caminho é muito bem demarcado e é praticamente impossível se perder. Basta seguir uma reta que você chega lá.
No caminho são três cachoeiras, em que duas delas são possíveis de mergulhar: Cachoeira da Lage e Cachoeira do Areado. A primeira é alcançada nos primeiros 50 minutos de trilha. Não tenha pressa em chegar no seu destino, com certeza a trilha merece toda sua atenção e a cachoeira do Areado é um convite para uma pausa mais longa com mergulho.
Avistar a praia do Bonete do alto faz você já se sentir recompensado pelas 5 horas de trilha. Mas com certeza, o melhor momento é ao tirar as botinas dos pés e soltar os pés na areia.
Mais que um dia
Não pense que o Bonete é uma praia apenas para passar o dia. Até porque se você for de trilha não chegará, no mínimo, antes do meio-dia, e os barcos voltam até as 16h.
O Hotel Canto Bravo proporciona o clima perfeito: conforto sem luxo, contato com a natureza. Aproveite para se desconectar, inclusive curtir o clima luz de velas das suítes. Mas, não se preocupe, há banho quente! O jantar completa a estadia, mas saiba que vai pagar um pouco caro nos pratos. À noite, apenas o barulho do mar (que pode ficar mais agitado, fazendo jus ao nome da pousada). Uma experiência fantástica, principalmente para nós que vivemos no caos da cidade grande.
A praia é propícia para uma caminhada e um mergulho a qualquer hora. Talvez ao sábado ela fique um pouquinho mais movimentada por conta dos barcos que atracam para passar o dia. Caminhar pela vila também vale a pena, até porque você pode encontrar uma cachoeira por ali, mas lembre-se de não incomodar os locais. Alguns poucos restaurantes também oferecem um peixe fresquinho a um preço mais acessível.
Nos arrependemos de não ter ficado mais tempo. Com certeza a praia da Enchovas também vale a pena, e fica a uma hora de trilha do Bonete. Ficar uns dias, desconectar.