Por Mateus Carvalho²
Nós já contamos AQUI que a capital do Líbano surpreende muito. Apesar da marca da guerra civil ser latente, Beirute vem se destacando na construção de prédios modernos e se posiciona também no mercado de luxo. Um dos principais responsáveis pelo apelido de Beirute ser a Suíça do oriente é o Phoenicia Hotel.
Inaugurado em 1960, o hotel concentrava a alta sociedade libanesa e estrangeiros famosos que passavam pelo país. Inclusive, nos últimos anos, o hotel hospedou Shakira, a banda Metallica e até mesmo o Rei da Espanha.
Hoje o hotel continua com o seu glamour, na área mais nobre da cidade: na orla de Beirute, de frente para a Marina. Seu interior é realmente luxuoso e o hotel conta com 446 suítes, restaurantes refinados, spa, academia, lojas e piscinas indoor e outdoor.
Porém, durante a guerra civil o hotel foi forçado a fechar as portas e foi usado como epicentro de bombardeio. Atiradores de elite usavam sua posição estratégica pra atacar os inimigos – o hotel dos fundos, ainda está aos pedaços e hoje em dia virou um “monumento” da guerra.
Mesmo após o momento turbulento, o hotel continua sendo um marco histórico e cultural para o Líbano. É a alta sociedade libanesa e internacional circulando por ali!
Tivemos o privilégio de conhecer a suíte mais luxuosa do hotel, a presidencial com 350 m²! Imagine só, Brigitte Bardot já esteve nela!
Pena que o valor da diária não é para o nosso bolso, né? O quarto mais básico do hotel oferece diárias a partir de U$ 240 (mais ou menos R$ 850). O quarto mais caro do Phoenicia, a suíte vip com acesso ao lounge custa só R$ 2.803. Se não rolar a estadia, pelo menos tome um drink no bar do hotel. Só a escadaria da entrada já impressiona.
Abaixo umas fotos pra você babar: