Por Mateus Carvalho²
Xangai é tida como uma cidade super moderna, com transporte público que funciona, arquitetura chinesa diferenciada e uma culinária internacional para todos os gostos. Realmente, ela tem tudo isso mesmo, mas o que fazer por lá, alguém me diz? Me pareceu uma cidade para negócios, de gente endinheirada e, sinceramente, um saco. A não ser que você goste de olhar prédios e ir a shoppings.
Seguindo os padrões chineses, Xangai é gigante e é muito chato andar por lá. Os melhores lugares para se hospedar, onde fica o miolo ali com coisas a se fazer, são caros e não foram para os nossos bolsos. Por isso ficamos próximo a estação Shancha, que é na casa do chapeu, pra não dizer outra coisa.
Para nós foi muito difícil porque todo dia tínhamos que andar mais de 1 hora, passar por 15, 20 ou 25 estações para nos locomover só na ida. E ainda tinha a volta. O metrô está por toda a cidade, o que é ótimo para quem vive na cidade. Mas para quem está passeando, que saco, mais uma vez.
Não tivemos uma experiência muito boa em Xangai, ficamos irritados pelas longas distâncias, pelo cheiro da China e pela falta de educação do povo. Além de tudo isso não têm verdadeiras atrações.
Por isso, fica aqui uma dica: se decidir ir a Xangai, abra o bolso e fique numa região mais central, próximo a Xitiandi, Bund ou Nijiang. E não gaste mais do que 2 dias, no máximo estourando 3. Pequim é certamente mais interessante e tenho certeza que no interior há coisas mais incríveis para se fazer. Infelizmente o dinheiro não nos permitiu de viajar para outros lugares além de Xangai, Pequim, Hangzhou e Hong Kong, mas trocaria Xangai facilmente.
Mala ou Mochila? Xangai tem uma boa infraestrutura, por isso pode levar sua mala de rodinha tranquilamente.
Pesa no bolso? Sim. Xangai não é barata. Tem que pesquisar bem onde ir para comer e para comprar. Se deixar você gasta 60 dólares fácil num jantar.
Onde ficamos? Nos hospedamos no hotel Jiahe Shangju. É bom, quarto amplo, café da manhã ok para os padrões chineses. Mas o problema é que é muito longe mesmo das coisas e a cama parece uma madeira, muito dura. Pagamos 30 dólares por noite.