Por Mateus Carvalho²
No Sri Lanka você encontra muita diversidade de natureza, mesmo sendo bem pequeno. É na parte sul do país que ficam as lindas praias e uma cidadezinha muito charmosa: Galle. Como ficamos apenas 3 dias por lá, tivemos que ecolher bem onde conhecer para não se arrepender depois.
Nós ficamos hospedados num pequeno hotel na praia de Unawatuna, que fica a 3 km do centrinho de Galle e tem preços mais modestos. Dali, também, tínhamos a facilidade de pegar um ônibus para qualquer lugar, bem em frente ao hotel. E os preços são ridículos. Só pra ter uma ideia, ir pro centro de Galle custa 20 rupias (U$ 0,15) por pessoa. E foi pra lá que fomos no primeiro dia. Tivemos uma viagem gigante e horrível da Jordânia pro Sri Lanka, então aproveitamos para descansar um pouco a aproveitar Galle no fim de tarde.
Lá você pode curtir a vista sentado no Forte de Galle, se perder pelas ruazinhas cheias de lojas, cafés e restaurantes e, é claro, aproveitar a deliciosa comida cingalesa. Acho que até o momento foi a culinária que mais curtimos, mas sempre lembrando “no spicy, please”. As comidas merecem um post separado, que vem depois. Em Galle nós sugerimos o restaurante Lucky Fort, que serve 10 tipos de curry + arroz por 900 rupias (6 dólares).
Dois dias nós separamos para visitar duas praias. Primeiro fomos para Mirissa, uma prainha muito bonita, com muitos coqueiros, sombra e água daquelas que você não quer sair mais. Muitas ondas, também. Eu, que gosto, aproveitei pra tirar uma onda tentando pegar uns jacarés. Além disso tudo, é uma praia tranquila, não é lotada e ótima para relaxar.
É bom destacar também que em Mirissa tem vários bares pra você escolher. Então, pode passar o dia inteiro tranquilo que vai ter comida e bebida (inclusive happy hour com preços pela metade) a qualquer hora do dia. Pra chegar lá, pegamos 60 rupias (U$ 0,45) os dois. Fica a uns 50 minutos de Unawatuna.
E já que estávamos hospedados em Unawatuna, fomos visitar a sua praia também. E é um pouco diferente. A faixa de areia é bem maior, o mar é mais calmo e não é tão bela quanto Mirissa. Mas lá também é rodeado por coqueiros e tem seus bares que servem café da manhã, almoço e janta. É uma opção prática e mais barata para quem quer comer ou beber alguma coisa.
Ali perto de onde ficamos tem uma ruazinha cheia de vendedores. E quando estávamos lá estava acontecendo alguma festa religiosa que não sabemos muito bem qual era. Certa noite foi difícil, uma multidão de cingaleses e dois gringos ali, apertados e desesperados com o empurra empurra. Mas no fim deu tudo certo, saímos ilesos.
A parte sul do Sri Lanka merece um pouco mais de tempo. Talvez uns 5 dias seja uma boa ideia para conhecer outras praias ali por perto. E são muitas opções. Com esses preços de ônibus você pode ir pra qualquer lugar sem se preocupar com nada.