Por Mateus Carvalho² e Na Brancato
Passear no Libano é simples, fácil e tranquilo. Partindo de Beirute você vai para qualquer lugar em no máximo 4 horas. Tem bastante coisa pra fazer. Por isso, vamos listar os passeios que fizemos pra você se animar.
No post anterior contamos sobre a Palm Islands, uma reserva natural que fica ao norte do país.
Byblos – Essa cidadezinha muito aconchegante é uma das mais antigas do mundo. Ela tem uma cara de Paraty também. Paraty tem vários clones ao redor do mundo eu acho.
Lá tem praia, mas fomos pra lá pra conhecer a cidade mesmo. Para falar a verdade, visitamos uma igreja muito bonita, toda construída em pedra, a marina e sentamos pra tomar cerveja e suco. Tava muito calor, difícil ficar andando debaixo de 40 graus.
Vale a pena conhecer, tem bastante coisa de história pra quem gosta, do período romano, bizantino e muita ruína. Como tem ruína nesse país. Para chegar lá, basta pegar um ônibus na estação Charles Halou por 2 mil liras libanesas ($ 1,5). É só perguntar ali qual é o ônibus e pedir para o motorista avisar quando chegar. Mas, se quiser um táxi, mais conforto, também tem. Eles cobram em torno de 30 mil liras ($ 22).
Beitedinne – Fica ao sul de Beirute, nas montanhas. Grande parte do país é montanha (o clube em São Paulo não se chama Monte Líbano à toa). Fica a 1h30 da capital e o ônibus custa 3 mil liras ($ 2), e você precisa pegar um taxi até chegar no centrinho. Há um palácio da época do Império Otomano. Não achamos mais nada para fazer, além de um restaurante lá em cima das montanhas, em um hotel super chic.
Gruta Jeitta – Foi finalista da votação para as novas maravilhas do mundo. E realmente valeria o título. Fica a 20 minutos de Beirute, dá para pegar o mesmo ônibus que vai para Byblos. A entrada custa 18 mil liras ($ 12) e dá direito a conhecer as 2 grutas, com uma voltinha deflash na gruta de baixo. Não temos fotos porque não pode entrar com máquina. A real é que se você quiser até consegue, mas resolvemos ser gringos comportados desta vez. Estamos aprendendo.
A caverna tem formações gigantescas de pedra de calcário e possui a maior estalactite do mundo. É realmente muito bonito o que se vê por lá. Vale muito a pena o passeio.