Já contamos aqui que a China nos deixou um pouco traumatizados. Eu mesma quase desisti e voltei para o Brasil. Mas resisti bravamente mesmo sabendo que ainda tínhamos longos cinco dias em Hong Kong. Dessa vez, a surpresa foi muito positiva e, no fim, cinco dias foi pouco! Hong Kong é incrível e não ouse falar que ali também é China, porque não é! Não só politicamente falando…
A começar pelo transporte público. Apesar de muita gente, eles são super organizados e você consegue facilmente entrar em um ônibus, rapidamente, sentar confortavelmente. Os moradores respeitam as filas, os lugares, o seu espaço!
A poluição é tão problema como em outras cidades da China, mas em Hong Kong você encontra algumas áreas urbanizadas e bonitas, e veja só, pode até achar que está no Rio de Janeiro.
Outro ponto importante: você não vai sofrer para encontrar uma alma que consiga falar em inglês. Hong Kong é um lugar de muitas negociações e todo mundo fala inglês. Já na China…. que sofrência…
Apesar de Hong Kong ter 7,5 milhões de habitantes é possível você tirar fotos sem ser tão incomodado. Nada comparado aos 2 bilhões de chineses te infernizando na Cidade proibida.
Pode parecer besteira, mas depois de 10 dias na China você ficará feliz de encontrar um cardápio em inglês – todos em Hong Kong falam inglês – e principalmente saber o que está comendo!
Mas se nada disso te convencer, e caso você continue irritado com o tanto de gente pelas ruas, é só ir ao encontro do Buda para relaxar e acreditar que Hong Kong não é China!