Por Na Brancato
Uns dias de folga e aquele comichão por viajar. Para onde ir com pouco tempo? O verão está acabando, e se me escondi do câncer de pele durante os dois meses, agora é hora de tentar pegar um bronze pré-outono. Praia é o destino. Mas, qual delas?
A vontade de explorar o Brasil é antiga, e agora com o dólar em alta, não há mais desculpas para visitar as praias caribenhas e não conhecer nem sequer as praias a menos de 700 km de você. Por falar em Caribe, nossa escolha foi então o Caribe Nacional! Sim sim, existem praias de águas azul turquesa, e bem aqui, pertinho de São Paulo. É na Região dos Lagos, no Rio de Janeiro.
Fizemos um roteiro de 5 dias, e achamos um tempo legal para conhecer a região. Começamos por Cabo Frio, que não tem a devida atenção dos turistas por aí. Logo de cara você já se depara com a areia tão branca da Praia do Forte que dói até a vista. O bairro da Passagem é o mais charmoso da cidade e nossa sugestão é se hospedar ali mesmo. O hotel Recanto da Passagem fica bem de frente ao canal de Cabo Frio. É acordar com uma vista inspiradora! Além disso, há uma quadra está a charmosa pracinha, com bares e restaurantes. E a praia não fica mais do que 10 minutos a pé, bem pertinho.
Optamos por nos hospedar dois dias em Cabo Frio e conhecer as praias de Arraial do Cabo durante os dias. E acertamos na escolha. Apesar de praias lindas, Arraial peca na organização da cidade e não é atraente para turistas.
Se tiver mais do que 2 dias livres, dê uma esticada até Búzios. Lá sim vale se hospedar e aproveitar o clima. Ficamos no alto da cidade, na Pousada Pelicano, com uma vista incrível para o mar e ruas sossegadas, longe do agitado centrinho. Porém, ao contrário de Arraial, as praias podem não ser o grande atrativo. Não sei se foram nossos olhos que se acostumaram com o azul turquesa, mas a areia e o mar escuros não nos agradaram tanto. Mesmo assim, dias de sol fazendo um tour por todas as praias (que não ficam mais do que 5 minutos de carro uma das outras) pode ser um bom passeio sim. À noite não tem escapatória: Rua das Pedras.
Não tem como negar que a região tem os preços salgados. Desde a gasolina até um passeio de barco. No Rio você sofre pra achar um posto com gasolina a menos de R$ 4. Por isso, antes de conhecer a região planeje bem. Saiba onde ficar e leve uma boa reserva de dinheiro para não ter problema.
Mas como nunca fui a esses destinos caribenhos com hotéis no esquema all inclusive e sem personalidade alguma, vou dar uma moral ao nosso Brasilzão e dizer que a Região dos Lagos não deixa nada a desejar à charmosa Tailândia (tá na moda, né?). Não precisa atravessar o mundo não para curtir uma boa praia. Logo aqui, 7 horas de São Paulo e com pagamento em real.