Preparar uma viagem pode ser um teste de paciência. Uma viagem longa é um vestibular de paciência! Claro, se você tem um cartão sem limites a coisa fica muito mais fácil. Mas se o orçamento é programado, a busca por bons preços fica mais acirrada.O que costuma pesar muito na planilha são os transportes, mais especificamente, passagens aéreas.
Muita gente já conhece o skyscanner, e este site é realmente bom para procurar os melhores voos, mas às vezes o preço oferecido pode ser um pouco maior do que o real. Nosso método de pesquisa é abrir dois buscadores de passagem: skyscanner e momondo. Além dos preços, é bom para descobrirmos novas companhias aéreas (existem umas bizarras!). Depois de conhecê-las, entramos no site de cada um e assim conseguimos ter uma visão geral da semana e os melhores preços. Também pesquisamos o voo do destino A ao B, e as vezes colocamos uma escala no meio, com o local da sede da companhia aérea, pode ficar mais barato. Por exemplo, procuramos Pequim-Bali,e procuramos também Pequim- Kuala Lumpur ( da cia AirAsia) e depois Kuala Lumpur- Bali.
Muito, muito,muito cuidado para não comprar gato por lebre. As companhias de baixo custo muitas vezes nos mandam para aeroportos longes da cidade, ou você acaba passando a noite no aeroporto, por questão de poucos dólares as vezes não compensa. Há milhares de sites, mas você acaba abrindo tantas abas de pesquisa, que no fim está vendo uma passagem de Istanbul para o Líbano, fazendo escala na Inglaterra e com duração de 23 horas.
Uma viagem noturna de trem também pode funcionar bem. Há trens confortáveis, e você mata o gato aí de cima e outro com uma cajadada só: tem o transporte e acomodação de uma noite por um preço único. O site seat61 tem nos ajudado bastante. Nem sempre ele vende o bilhete, mas pelo menos conseguimos ter noção de preços e horários.