Se tem uma dica que eu insisto para que as pessoas sigam é: sempre que possível, faça seu check in antecipadamente. Você nunca sabe o que vai acontecer no caminho para o aeroporto.
Já passamos por experiências um tanto quanto irritantes com isso. Moro a 5 minutos do aeroporto, e por achar que estou sempre perto, já perdi o voo. Se eu tivesse feito o check in online, não teria acontecido. Também já sofremos com uma fila enorme do check in, e depois tivemos que sair correndo pelo gigantesco aeroporto de Kuala Lumpur porque a imigração também estava lotada. Isso sem contar quando a imigração russa encasquetou com o passaporte do Mateus, e estávamos em cima da hora do voo, porque havíamos esquecido de antecipar o check in e ficamos um tempão na fila. A dica é: melhor garantir, sempre.
Muitas companhias já oferecem o serviço de check in online, pelo celular ou tablet. Mas agora a Gol inovou ainda mais! Para os viciados em rede social, o Twitter também é uma plataforma para agilizar o processo. E o melhor é que a solução funciona tanto para voos domésticos quanto para internacionais. Porque se perder a ponte aérea já irrita, imagina um voo internacional então?
Como funciona o check-in pelo Twitter
Os passos são simples e rápidos. Após acessar uma conta do Twitter, e ser seguidor da empresa no @voeGOLoficial, basta fazer um “tuíte” na timeline com a hashtag #GOLcheckin, que automaticamente aparecerá uma mensagem privada pedindo ao cliente o código localizador da passagem.
Feito isso, o sistema precisará de algumas validações. Primeiro, será necessário escolher o trecho (ida ou volta), que se desejar realizar a viagem. Depois, caso exista mais de um passageiro no mesmo código, deve-se escolher o nome da pessoa que será feito o check-in. Este processo pelo Twitter é individual, e em todas as etapas basta escolher entre as opções que já aparecem na tela.
Na sequência, pede-se a confirmação do número de documento que o cliente levará em sua viagem. A lista de opções segue o padrão exigido pelos órgãos oficiais, como a identidade (RG), carteira de habilitação ou passaporte para os voos internacionais.
Caso o cliente seja registrado no programa de fidelidade Smiles, será possível ainda inserir este número para o acúmulo de milhas. O próximo passo é a escolha do assento, que da mesma maneira, é realizado com a digitação do número da poltrona disponível. Esse passo só aparecerá no caso do cliente não ter feito essa escolha no momento da compra. E antes de finalizar, é preciso ler e estar ciente com os termos de responsabilidade.
Por último, o cliente terá acesso ao seu cartão de embarque com QR code, que poderá ser apresentado na hora do embarque pelo celular, evitando filas e otimizando tempo.